Founder automates 62% of forensic accountant's workflow with AI
YC-backed founder built automation for forensic accounting tasks, reducing manual work by 62% for his father's practice—demonstrating practical AI/accounting convergence.
TLDW: A Brazilian accountant built his own AI-powered SaaS platform after discovering existing market solutions didn't meet his accounting firm's needs, and is now teaching others to do the same through a mini-course launching July 6-8.
Key points:
Continue reading
[música] [música] [música] [música] [música] [música] เ เฮ [música] [música] [música] Olá! E aí, estavam com saudades? As lives do Roberto Dias Duarte estão de volta e é claro que ele está de volta. Oi, Roberto, tudo bem? Tá sem áudio.
Eh, Magda, tudo bem? Belezinha, belezinha, belezinha. E aí pessoal, como é que tá? Maria José sempre aí. Sibel Paula de Portugal, muito bom audiência aí e além mar. Muito bom, Magda. E hoje qual que é o cardápio do dia?
Hoje a gente tem muita coisa bacana para ver. E olha só o pessoal aí chegando, Monique, Elon. Muito bem, gente. Chama o povo para cá porque hoje é só a primeira das nossas lives e a gente tem aí 10 lives na sequência. Vai ser todos os dias à 1:30 da tarde de segunda a sexta, esta semana e semana que vem. Então esse é o momento para vocês aproveitarem e entenderem como a inteligência artificial impacta aí a vida de vocês. E não é pouco, né, Roberto? Exatamente. Tecnologia é uma beleza, mas tem que tomar algum cuidado aí porque as coisas estão acontecendo num velocidade tão grande, tão grande, tão grande, que muita gente tá sendo atropelado aí. Muita gente acha que tá indo bem e talvez não esteja, né? E olha, temos aqui também o Ricardo Simões lá de Portugal. Muito bom. Ô, Roberto, tem um teste lá no na tua plataforma nova, né? Quem acessar lá robertodiasdoarte.com.br, tem um teste lá para saber qual é o teu nível no uso de inteligência artificial. É muito legal. Façam para vocês verem isso daí, tá? Quero dizer para vocês antecipar também que daqui a pouquinho, às 3 da tarde, acho que duas, entre duas e 3 horas, nós vamos abrir a oportunidade para quem quer fazer um curso com Roberto e fala assim: "Ai, Magda, não consigo, já tentei, não tem muito caro, eu não consigo entrar não. Esse é o momento, tá? A gente resolveu fazer um miniurso de inteligência artificial para contabilidade. Esse minicurso vai ser dia 6, 7 e 8 de julho, ou seja, daqui duas semanas. E a só hoje a gente vai abrir com uma oferta super acessível, vai tá com 90% de desconto. Então é até às 13:59 de amanhã, dia 23, vai estar nesse valor de 90%. Então aproveitem, se inscrevam, inscrevam suas equipes, tá? Porque assim, o Roberto e e a sua gangue aí que a gente diz, os mentores faixas pretas vão tá ensinando muita coisa legal. E não é só ensinar, vocês vão praticar nesses três dias de de curso, tá? Então venham com a gente, fiquem até o final que no final eu vou liberar o link para vocês. Hoje, Roberto, a gente vai falar com um dos [limpando a garganta] nossos queridos alunos que criou o seu próprio SAS. O que é um SAS antes da gente entrar e conversar com ele?
É um software como serviço, né? Na realidade, no mundo é,
opa, na realidade o que que tá acontecendo no mundo é o contrário, né? Primeiro a gente transformou o software que era instalado aí no seu computador em serviço que você aluga. Agora a gente tá invertendo, agora o serviço está virando software, mas não é um software como as pessoas conhecem, é um software diferente. E é isso que a gente vai ver nesses 10 dias todos. Aí o tema central é: você está virando software de novo, não é aquele software que todo mundo acha que sabe o que é. Na realidade, a metáfora que eu faço, a analogia que eu faço, é a do Tony Stark, do Iron Man, do Homem de Ferro, né? Ele sozinho é um ser humano como outro qualquer, inteligente, mas um ser humano limitado. Só a armadura dele também sozinha faz muito pouco. Quando os dois se unem, eles viram o serviço como software e é você que vai criar esse Jarves, essa armadura para adequar a sua realidade, ao seu eh as suas demandas, a sua característica, aos seus clientes e tudo mais. E aí vocês vão parar de fazer essa briga aqui, ó. Ai, é o Cloud, é o Cloud, é Openai, é Open o chat [risadas] BT que é bom. Ah, gente, pelo amor de Deus, isso é a discussão mais inútil, mais infantil que tem. E mais do que isso, né, é uma discussão que não leva ninguém a lugar nenhum. Nós temos que usar cada ferramenta de acordo com a sua demanda. Isso também a gente vai ver aqui durante os 10 dias, de acordo com a sua realidade, de acordo com a sua eh aplicabilidade, né? E não ficar ai o chat GPT. [risadas] Fala, Magda. E aí
me mata de dar risada aí não dá, né? É muito engraçado isso daí. Mas é verdade. Isso acontece. É muito
muito bom. Eu eu gosto do chat de PT, eu gosto é do cloud. Ai, ai, ai. [risadas]
Ah, pelo amor de Deus, gente, para com isso, né? Para com isso. Que tolic. Eu gosto é do Playmobil, eu gosto é da Barbie. [risadas] Ai, ai, ai. Ó, antes da gente se passar muito aqui, vou chamar nosso convidado maravilhoso, topou o desafio de vir aqui com a gente. Ele já é faixa preta do RDD. Olha esse menino, gente. Márcio Klein Schmid, contador há mais de 40 anos, especialista em gestão de escritórios contábeis e sócio fundador da Fácil Contabilidade. Conta aí, Márcio, quem é você pra gente? Ih, tá sem áudio. Pera aí.
É só apertar o botão. Pronto, já tá aberto
já.
Eh, boa tarde. Eh, dessa vez estou aqui, mais uma vez estou aqui, mas dessa vez como convidado e é uma honra estar aqui a convite do grande professor Roberto. Então, eu sempre eh me dediquei aos serviços contábeis. No início da minha profissão, eu trabalhava no escritório, fazia de tudo, menos office boy, e aprendi um pouco sobre eh programação, cobol, e aquilo ficou na minha mente e nunca mais pude dar vazão a essa minha vontade de programar. E até que um certo dia, ano passado, em outubro, eu tive a alegria de conhecer, de de participar de uma reunião a convite do da SCI de Blumenau. Fui, cheguei em Blumenau perdido, sozinho, não achei ninguém conhecido lá, tinha um cofre, pessoal não saía do cofre, um subia uma escada, outro subia por outra. Até que uma hora pensei, vou ter que me deslocar alguma sala, algum lugar, não sabia programação. Entrei numa sala que era do Reboot Contábil. É isso, Roberto?
Exatamente. O reboot, a primeira edição do reboot.
Entrei lá, entrei, ficamos, eh, fiquei lá, escutei as pessoas, o que que é isso aqui? Eu vi sobre, a gente autônoma de inteligência artificial, nunca tenha ouvido falar nada. outubro ano passado. Isso e assistente virtual aí. Tá OK. Conversei com a com a pessoa lá, o colega do lado é de mineiro também. O Roberto, ele mineiro é dono de sistema, você deve conhecer aí. Tá OK. conversando aí de repente aparece o Roberto. Pode ficar aí, Roberto. Mostra a imagem ali. Aí apareceu o Roberto e aí veio aquele burbulhinho como se tivesse entrado uma celebridade. Aí disse: "Nossa, aqui tem algo estranho aqui, tem algo diferente que eu desconheço, não é habitual isso". Aí da dali paraa frente eu comecei a gravar a conversa ali, a a palestra, mini palestra que ele deu lá para esse conjunto que eram alunos dele e até fazer uma confissão aqui, não me manda a polícia, tá? uma mochila na cadeira. Eu peguei a mochila e levei a mochila. Disse: "Eu preciso de alguma coisa para ter contato". Levei aí fui me informar, não sei se foi a Magda, alguém falou que teria uma palestra no final do dia. Assisti a palestra, gravei ela, fiquei em cima e entrei no curso. Isso faz em 8 meses agora. E aí você vai mostrar pra turma o que que você fez nesses 8 meses. É isso?
É isso.
E cheguei em casa naquele naquela época eu cheguei em casa e vem aquela desconfiança. Quando a pessoa mesmo não desconfia da coisa, alguém desconfia. Ah, mas eles querem vender uma mentoria. Isso aí é todo mundo faz. Isso é só para ganhar dinheiro. Vamos ver que se foi isso ou não. Vamos dar uma olhadinha aqui que eu aprontei.
Tá aí. tá na tela, Márcio, já estamos vendo que que tá pronto, ó.
Ele quer mostrar, ele quer mostrar. Deixa ele mostrar, mãe.
Posso mostrar?
Então, eh, uma das grandes dores do pessoal da contabilidade é o RH, né? Quando você às vezes tem uma pessoa boa, daqui a pouco alguém faz uma proposta, sai. É assim, é aquela aquela bagunça no RH, né? E é calcular cartão ponto e tudo mais. e tem lá suas dificuldades, né? Então eu criei aqui isso aqui, eu já apresentei. Então, todo escritório tem ali as as funções, os trabalhos que ela faz. Eh, às vezes o cliente manda o cartão ponto físico, outros mandam por foto e a pessoa pega, olha aquele ali, imprime ou pega em tela dupla, transcreve, eh, coloca numa planilha ou soma o ponto e vai ter que ir atrás verificar se a pessoa qual quantos por centra que que cabe para esse funcionário. Aí vem funcionário novo, fica errando. Então, uma série de dificuldades com relação a essas tarefas. Então hoje com a dificuldade de mão de obra, por exemplo, na nossa região aqui, às vezes você tem bastante dificuldade com essas questões. Então isso daí tem que ficar fazendo conferência INSS, FGTS, tudo que tem que conferir. Aí você pega aquelas planilhas, você pega uma planilha e deve, a maioria deve ter uma planilha ou uma planilha ou faz uma planilha manual mesmo ou no Excel, preenche a mão e preenche a caneta e faz os seus controles. E que que eu resolvi fazer? Cartão ponto, por exemplo, o cliente manda, manda o cartão ponto para mim, para o escritório, pro número de telefone, pro WhatsApp, e ele extrai as informações. Aí a lei extrai todas as informações, o sistema calcula, verifica a Convenção Coletiva de Trabalho e devolve pro cliente ou não, depende do do da vontade do cliente, um PDF já preenchido, pronto para importação no sistema. Aqui a verificação na tela. Você pode pegar, preencher as as coisas, eh, conferir na tela um PDF que chega pro pro cliente ou você quiser guardar ou quiser usar para alguma coisa. E depois isso vai é feita a folha, você antes preenchia tudo manualmente, os valores, os impostos, se foi feito ou não. E agora no meu, na minha plataforma que eu tô desenvolvendo, que eu desenvolvi, aqueles valores, eles são importados todos. Você pode observar aqui, ó, essas empresas os valores são importados da folha de pagamento, não é do recibo de pagamento. A folha de pagamento, o relatório é da folha de todas as empresas uma vez só. Eles são importados. Isso é só um módulo. Vam